Saturday, August 23, 2014

Loma Larga Syrah 2009: Mais um baita vinho chileno!

Mais uma agradável surpresa garimpada pelo ilustríssimo João Filipe durante o 4o Tasting Wines of Chile em São Paulo. Desta vez falaremos do Loma Larga Syrah 2009.

Don Manuel Escudero Joaquin Diaz Alvarez de Toledo, bisavô dos proprietários da Loma Larga Vineyards, trouxe pessoalmente em sucessivas viagens a Paris e Bordeaux, cepas as quais ele plantou com consultoria de enólogos também franceses, em sua propriedade agrícola "Chacra Victoria", localizada ao leste do que hoje é a rua Santa Rosa, da cidade de Santiago. Com o sonho de manter viva essa tradição vitivinícola, o que levou seus ancestrais a produzir vinhos de alta qualidade, que foram inclusive exportados para a Europa, a família começou a plantar as vinhas que existem atualmente na Loma Larga Vineyards ainda em 1999. Anteriormente porém, ainda em 1994 se iniciaram os estudos de clima e solos para entender o potencial do "Terroir" da Loma Larga.
 
 
Falando agora do Loma Larga Syrah 2009, um vinho 100% feito com uvas Syrah colhidas da região ds DO do Vale de Casablanca que após a fermentação malolática estagiou em barricas de carvalho francês (50% novas, 35% de segundo uso e 15% de terceiro uso) por 14 meses. O vinho não foi filtrado. Vamos as impressões?
 
Na taça o vinho apresentou uma bonita cor violácea de grande intensidade com bom brilho e quase sem nenhuma transparência. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas tingiam a taça.
 
No nariz o vinho mostrou aromas de frutos escuros em compota, especiarias, café e coco.
 
Na boca o vinho se mostrou encorpado, com boa acidez e taninos firmes e marcados. Retrogosto confirma o olfato e o final é de longa duração.
 
Grande vinho chileno, complexo e elegante ao mesmo tempo. Agrada em cheio diversos paladares. Eu recomendo.
 
Até o próximo!

No comments:

Post a Comment