Tuesday, March 17, 2015

Piera Martellozzo Prosecco Incontri VSAQ: Refrescando o final de semana!

Em mais um lampejo de mestre cuca que tivemos em casa, quando compramos um pedaço de atum para fazer em postas, com crosta de gergelim, logo me veio a mente o que poderia combinar com o prato e com o dia um pouco mais quente que se desenhava. Logo comecei a repassar o que havia de vinhos espumantes disponíveis em casa (achei que seriam uma boa pedida) e me deparei com o Piera Martellozzo Prosecco Incontri VSAQ, que seria então o escolhido para tal tarefa.


O vinho espumante é produzido pela vinícola Piera Martellozzo, fundada em 1899 em Camposampiero, perto da cidade de Padova, pelo avô de Piera, Giovanni Martellozzo. Entretanto, foi o pai de Piera, Mario Martellozzo, que realmente expandiu e desenvolveu a empresa tanto na Itália como no mercado externo. Hoje é Piera, a filha mais nova, que continua a levar a empresa para frente e mantém vivas as tradições e os valores de seu avô e de seu pai. Piera tomou a frente da vinícola Piera Martellozzo na região de Friuli, no nordeste da Itália, com a visão de criar vinhos que poderiam se destacar contra os melhores do mundo.

Já sobre o Piera Martellozzo Prosecco Incontri VSAQ, podemos ainda salientar que é feito com 100% de uvas Glera (Prosecco) da região de Trevigiana, no Vêneto. Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante apresentou uma coloração amarelo palha com reflexos verdeais. Perlage fina e consistente com borbulhas muito pequenas e em abundância.

No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos tropicais e cítricos com um toque de flores brancas.

Na boca o vinho espumante se mostrou muito fresco, com uma ótima acidez, corpo leve e saboroso. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média duração.

E não é que o vinho espumante combinou muito bem com a comida? Este é trazido pela Vinea e se sobressai num mar de Proseccos que inundam nosso mercado, muitos deles fracos e sem expressão. Recomendo a prova.

Até o próximo!

1 comment:

  1. Adorei ter um frisante com meu sobrenome Piera, pois meu nome é Santiago Piera Quer, procedência espanhola.

    ReplyDelete