Monday, March 16, 2015

La Collina Dei Re Barolo DOCG 2008: O rei foi para a mesa!

Com meu já batido mote "celebrar a vida sempre que possível, não precisamos de outros motivos" inaugurei mais um capítulo por aqui e trouxe pra nossa mesa um vinho que eu tenho uma verdadeira adoração, o Barolo. Considerado por muitos como o rei dos vinhos (ou vinhos dos reis) o Barolo é um vinho produzido na região do Piemonte, na Itália, com uvas Nebbiolo. O escolhido para o dia? O La Collina Dei Re Barolo DOCG 2008. Vejamos o que sabemos sobre ele.


A origem e criação da Azienda Vitivinícola La Collina Dei Re é um pouco confusa pois quanto mais voltamos no passado da história da família de Veglio Osvaldo, mais encontramos raízes na agricultura. Ainda em idos dos anos 1900, era seu avô quem comandava a propriedade, que explorava além do cultivo de vinhas, grãos e criação de animais. Desde então, muitas transformações tecnológicas se passaram por lá mas a empresa continuou nas mãos da família e agregou novas vinhas e outras variedades aos seus Dolcetto, Barbera e Nebbiolo originais. Com a exploração de outros mercados, hoje a maior parte de sua produção se destina às importações.

Para finalizamos, antes das impressões sobre o vinho, alguns detalhes sobre o La Collina Dei Re Barolo DOCG 2008 que podem enobrecer ainda mais nossa discussão até aqui. É feito, como dito anteriormente, com 100% de uvas Nebbiolo e com envelhecimento de 2 anos em barricas de carvalho de 5.000 litros e por 6 meses na garrafa. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi com tendências granada e ligeiro halo aquoso. Lágrimas finas, espassadas e em pouca quantidade também faziam parte do aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos secos como ameixa preta e uvas passa, flores, chocolate e madeira. 

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com taninos marcados, firmes e acidez salivante. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa e deliciosa duração.

O vinho é elegante e sutil mas poderoso, como um Barolo que se preze, contando com um bom fator custo benefício em relação a outros irmãos. Se você quer conhecer um Barolo (ou já conhece e gosta), recomendo que prove este. 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment