Tuesday, March 24, 2015

Rodney Strong Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2011

Os vinhos americanos surgiram na minha vida como uma paixão mais recente por serem um pouco mais caros e menos disponíveis por aqui. No entanto, descobri uma boa fonte deles e sempre que posso, abro uma garrafinha e me divirto com minha esposa ou amigos. Desta vez o escolhido foi o Rodney Strong Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2011.



Quem produz este vinho é a Rodney Strong Vineyards, vinícola considerada uma das pioneiras da região de Sonoma County e que, segundo palavras do importador (SmartBuy Wines), é reconhecida por ser visionária nos estudos dos solos da região e variedades a serem plantadas. Por lá se estabeleceu a mais de 50 anos atrás através de seu fundador, Rod Strong até passar as mãos da família Klein em meados dos anos 1980. Possui vinhedos nas mais famosas apelações de Sonoma, tais como Alexander Valley, Russian River Valley, Chalk Hill e Sonoma Coast. Atualmente a vinícola conta em suas linhas com vinhos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Zinfandel, Cabernet Sauvignon e alguns blends e single vineyards.

Já sobre o Rodney Strong Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2011, podemos complementar dizendo que é um vinho 100% Cabernet Sauvignon de vinhas da apelação Alexander Valley, em Sonoma County, na Califórnia. Passa ainda por 17 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês (100% do vinho). Vamos as impressões?

Na taça o vinho mostrou uma bonita cor violácea de grande intensidade, quase intransponível com algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, abundantes e bem coloridas também.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, chocolate e algo de especiarias.

Na boca um vinho encorpado, taninos ainda marcados e presentes com acidez na medida. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Mais um bom vinho americano que provamos por aqui, mostrando uma vocação para os bons cabernets e zinfandéis que eu tanto gosto. Recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment