Monday, March 9, 2015

Paulo Laureano Premium Tinto 2012: O final de semana foi dos patrícios

Em mais um final de semana enofílico e em companhia das pessoas queridas que compõe a minha vida, aproveitei para beber bons vinhos. E, em virtude disso, meu passeio foi pelos vinhos portugueses, sabidamente entre os meus favoritos. E para começarmos bem, o sábado teve o vinho Paulo Laureano Premium Tinto 2012. Vamos ver o que podemos falar sobre ele, seu produtor e afins?



O vinho em questão é feito pela Paulo Laureano Vinus, do famoso enólogo português homônimo. Segundo o site do mesmo: "Paulo Laureano é um dos mais conceituados enólogos portugueses e uma referência dos vinhos no Alentejo. Agrônomo, enólogo formado entre Portugal, Austrália e Espanha, depois de ensinar na Universidade de Évora durante 10 anos, resolveu dedicar-se, em exclusivo, aquilo que o move desde 2003, desenhar vinhos. Sobretudo na empresa que criou com a família em 1999 e que foi assumindo uma importância cada vez maior na sua vida. Paulo Laureano define-se como um enólogo minimalista. Para ele desenhar vinhos é uma paixão, desvendar os seus aromas e sabores, avaliar e optimizar as razões da sua identidade e personalidade, promovendo-os como verdadeiras fontes de prazer, são os pontos-chave da sua filosofia. A sua aposta exclusiva nas castas portuguesas, traduz a sua maneira de estar, encarando o vinho como fator de cultura e civilização". 

Paulo Laureano trabalha com o terroir do Alentejo, que além de ser umas das regiões europeias ambientalmente mais bem preservada, abriga uma das mais importantes áreas de produção de vinho em Portugal. Um clima quente, chuvas reduzidas, solos pobres e excelentes exposições permitem locais de excepcional qualidade para a produção de vinhos. O vinho Paulo Laureano Premium Tinto 2012 é um corte das uvas portuguesas Aragonês , Trincadeira e Alicante Bouschet com estágio em madeira. Vamos as impressões da degustação do vinho?

Na taça o vinho mostrou um bonita cor rubi violácea de grande intensidade com leve halo granada. Lágrimas finas, rápidas, ligeiramente colorida e em grande quantidade também compunham o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, toques florais, chocolate e madeira.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, boa acidez e taninos macios. Retrogosto confirma o olfato e o final é de longa e saborosa duração.

O que falar? Mais um bom vinho português degustado por aqui, o que só comprova a qualidade dos mesmos e minha predileção. Eu ainda acho que dado o custo benefício, os vinhos portugueses ainda estão na frente Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment