Wednesday, August 10, 2016

Importadora Caves Santa Cruz e seus drinks de vinho do Porto

Remexendo meus alfarrábios, descubro que existe um assunto bem legal que acabei deixando de fora aqui do blog na época, mas que eu entendo que vale a pena compartilhar com vocês. E este post se originou ainda durante a Expovinis deste ano, em meados do mês de junho, mas ficou perdido entre a inundação de assuntos que eu gostaria de compartilhar com vocês mas que não tenho tido tempo de faze-lo. Espero que gostem.


Durante a Expovinis deste ano eu conheci a Importadora Caves Santa Cruz, empresa que foi criada em 2012 pelo português Ramiro Cruz com o intuito inicial de trazer vinhos de seus antepassados patrícios, mas que com o desenrolar do mercado, começou a trazer com exclusividade para o Brasil mais de 150 vinhos de seis diferentes nacionalidades. Fazem parte do portfólio da importadora as vinícolas: Quinta das Hortas, Caves Primavera, Vallegre e Quinta da Pacheca, de Portugal; Caldirola, RoccaVini&Figli e Madona, da Itália; Boisset, da França; Murviedro, da Espanha; AndeanViñas (Grupo Peñaflor) e R.P.B, da Argentina; e Corinto e Viña Carta Vieja, do Chile. A empresa também importa e distribui azeites e alimentos. A importadora acaba de inaugurar o Showroom Caves, espaço que expõe todos os rótulos da importadora, localizado na Vila Prudente, zona leste da capital paulista. 

A participação da Caves Santa Cruz durante uma Expovinis mais contida e aconchegante foi ousada e marcante, de uma maneira muito diferenciada, apostando principalmente em seus excelentes vinhos do Porto mas também em coquetéis feitos a base desta bebida, algo até então pouco explorado no mercado de vinhos do Brasil. O barman presente no estande da importadora preparou os seguintes drinks para o evento: Portônica, preparado com vinho Pacheca Porto White; Portopolitan, versão inusitada do clássico Cosmopolitan, feita com o vinho Pacheca Porto Reserva; e, por último, o drink Pink Old Laughing Lady, feito com o rótulo Pacheca Porto Pink. Ficaram curiosos? Que tal ter a receita destes drinks e tentar em casa? Consegui as receitas e passo a vocês abaixo:


Portônica

60 ml de vinho do Porto branco
8 folhas de manjericão
20 ml de suco de limão siciliano
80 ml de água tonica

Modo de preparo

Adicione no copo as folhas de manjericão e gelo e complete com outros ingredientes. Decore com rodelas de limão siciliano e talos de manjericão.


Portopolitan

30 ml de vinho do Porto Reserva
30 ml de infusão de chá de hibisco
30 ml de suco de cramberry
20 mil de suco de limão siciliano

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes na coqueteleira com gelo para homogeneizar, sirva em taça martini, após dupla coagem. Para decorar use uma fatia de casca de laranja.


Old Laughing Lady

60 ml de Pacheca Port Pink 
25 ml de Gin
20 ml de xarope de gengibre 
8 cubos de pepino

Modo de preparo

Macere o pepino na coqueteleira, em seguida adicione todos os ingredientes com gelo. Bata até homogeneizar. Faça dupla coagem e decore com uma fatia de pepino.

Entendo que esta também pode ser uma maneira de democratizar o acesso ao vinho, tendo em vista que o brasileiro em geral gosta muito da vida noturna, de ir a bares acompanhar esportes, está acostumado a drinks como caipirinha, margueritas (comumente drinks a base de destilados) e por que não, drinks a base de vinho

Desafio você leitor a preparar algum destes drinks, provar e depois me contar o resultado. Eu recomendo a prova, todos são muito saborosos.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment