Monday, August 22, 2016

Montes Selección Limitada Cabernet Sauvignon Carmenére 2013

A história da Viña Montes começou em 1987, quando seus dois fundadores originais, Aurelio Montes e Douglas Murray, ambos profissionais do vinho altamente experientes, quiseram realizar seu sonho de produzir vinhos chilenos com qualidade muito superior aos padrões da época. Em 1988, eles se juntaram aos outros dois fundadores, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand, que trouxeram suas próprias habilidades e experiências complementares para o empreendimento. E assim nasceu a Viña Montes, primeiramente com o nome de Discover Wine. Seu vinho mais emblemático, o Montes Alpha Cabernet Sauvignon, foi o primeiro grande vinho tinto chileno, recebendo enorme reconhecimento internacional. A versão de 1987 desse Cabernet Sauvignon foi o primeiro vinho ‘premium’ a ser exportado pelo Chile, abrindo rapidamente oportunidades para a Viña Montes e para outras empresas do Chile. A Viña Montes foi não só a precursora dos vinhos de alta qualidade no Chile, servindo como um divisor de águas na história da viticultura chilena, como também inaugurou uma profunda transição da 'quantidade' para a 'qualidade' em todo o cenário vinícola do país.


Falando especificamente sobre o Montes Selección Limitada Cabernet Sauvignon Carmenére 2013, podemos acrescentar que é um vinho feito a partir de uvas Cabernet Sauvignon (70%) e Carmenére (30%) oriundas de vinhedos chamados Apalta e Marchigüe, localizados no Vale do Colchágua. Cerca de 47% do vinho passa por 10 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso para envelhecimento/afinamento. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas de velocidade moderada, mais gordinhas, coloridas e espaçadas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos em compota, especiarias doces, baunilha e leve toque tostado ao fundo da taça.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.

Um bom vinho chileno, best buy e super conhecido no nosso mercado. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment