Monday, August 29, 2016

Honoro Vera Garnacha 2014

A Vinícola Ateca, produtora do vinho de hoje, fundada em 2005, é o projeto da família Gil na Denominação de Origem Calatayud, situada no município de Ateca (em Zaragoza), 14 quilômetros longe da cidade que dá nome a essa DO, na Espanha. Os vinhos da Vinícola Ateca são o resultado de um trabalho detalhado sobre a seleção da uva, com critérios exaustivos de qualidade analíticos e organolépticos, vindo de uma colheita feita no momento preciso de amadurecimento. O enólogo australiano Michael Kyberd é o diretor técnico. As vinhas, plantadas em solos à base de ardósia nos locais de maior altitude da área, consistem em pequenas parcelas de vinhas velhas de uvas Grenache (algumas delas datadas do início do século 20) e são colocadas em torno das encostas das montanhas Ateca e as cidades limítrofes.


Sobre o Honoro Vera Garnacha 2014, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito 100% a partir de uvas provenientes principalmente de vinhas velhas com baixos rendimentos, localizadas no alto das encostas, 700-1000 metros acima do nível do mar. Passam por um curto período de 2 meses em barricas de carvalho francês. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média para grande intensidade com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros maduros, especiarias, alcaçuz, notas terrosas e muita mineralidade.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final é longo e saboroso. 

Provei este vinho no 2o Festival Morana em Cotia e dentre muitas caras conhecidas, este foi um vinho surpreendente e diferente. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment