Tuesday, July 2, 2013

Quinta de Bons-Ventos 2011

Nada melhor do que aproveitar o final de semana para uma viagenzinha relaxante para as montanhas,curtindo um friozinho, boas companhias, muita comida e diversão não é mesmo? E foi assim que aproveitei o meu com uma curta viagem para Campos de Jordão, no interior paulista, sempre regada a um vinhozinho para aplacar o frio e celebrar. E o escolhido desta vez foi o Quinta de Bons-Ventos, portuguesinho da região de Lisboa e produzido pela gigante Casa Santos Lima.


Falando sobre o vinho em si, é produzido num corte (como é e costume português, tendo em vista a enormidade de castas autóctones disponíveis por lá) das uvas Castelão (Periquita), Camarate, Tinta Miúda e Touriga Nacional sem proporções divulgadas. Envelhecimento parcial (3 a 4 meses) em meias-pipas de carvalho. Possui cerca de 13% em volume de álcool. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea de média intensidade com algum brilho. Lágrimas finas, rápidas e levemente  coloridas ajudavam a tingir as paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, algo de especiarias e toques de chocolate. Aromas harmonicos e discretos, nada muito pujante.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos finos, marcados e de boa qualidade. Retrogosto confirma o olfato trazendo principalmente frutas escuras com um fundo especiado e leve toque de chocolate. Final de média duração. 

Vinho honesto, sem defeitos e que vale o quanto custa (algo em torno de 26 dinheiros no supermercado Pão de Açúcar). Para se tomar no dia a dia com refeições cotidianas ou mesmo para bebericar com amigos. Eu recomendo.

Até o próximo!

6 comments:

  1. portuguesinho ? Português dos bons,
    custo / benefício ótimo !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezado carapito,

      Minha intenção não foi denegrir ou mal dizer do vinho em momento nenhum, pelo contrário, achei excelente a relação custo benefício, você tem toda razão!

      Abraço e obrigado pela visita

      Delete
  2. Obrigado pela visita Marco!

    Muito bom o seu blog tb, passarei a segui-lo!

    Grande abraço!

    ReplyDelete
  3. Otimo, essas semana vi um cara levar o estoque e não era comércio, amigos apreciadores de vinhos...custo benefício...muito bom pelo justo que se paga!!!

    ReplyDelete
  4. Muito bom...pelo justo que se paga....ainda no bolso de quem sabe apreciar um bom vinho para o dia-a dia....essa semana vi um cara levar o estoque para um jantar de amigos apreciadores.!!!

    ReplyDelete
  5. Otimo, essas semana vi um cara levar o estoque e não era comércio, amigos apreciadores de vinhos...custo benefício...muito bom pelo justo que se paga!!!

    ReplyDelete