Thursday, October 23, 2014

Espumante Cavafoc Brut Rosé: Borbulhas espanholas, Olé!

Em um daqueles acalorados dias que assolaram São Paulo a não muito tempo atrás, nada melhor do que abrir um bom e velho espumante para acompanhar as refeições ou mesmo bebericar e ver o dia passar não é mesmo? Eu acabo sendo meio chato e repetindo sempre alguns "mantras" meus mas é que eu realmente entendo que os espumantes são vinhos que combinam muito bem com o nosso clima, e mais e mais tenho aprendido isso. Enfim, desta vez o escolhido para a tarefa hercúlea foi o Cavafoc Brut Rosé.


Este vinho espumante é produzido pela Spiritus Barcelona, um aclamado produtor de vinhos espanhóis, cuja  tradição remonta a 1788, ano em que os ancestrais da família proprietária Vinyes, com grande tradição agrícola, iniciaram a plantação de vinhas em suas terras para atender a demanda crescente do setor vitivinícola na região, que estavam exportando para os mercados do norte da Europa. Desde então, nove gerações da mesma família foram ligados ao solo e ao cultivo da terra. No início de 2004, uma nova geração da família traçou um ambicioso plano para abrir amplamente o seu vinho para o mercado internacional. Foi em 2006, quando o projeto frutificou com a parceria financeira, que o projeto tomou dimensões mundiais.

Sobre o Cavafoc Brut Rosé, podemos dizer que é feito a partir das uvas Garnacha e Trepat da região de Penedés, na Espanha. É feito pelo método tradicional, com a segunda fermentação em garrafa e o líquido fica em contato com as leveduras por 12 meses antes de ser finalizado e disponibilizado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante apresentou uma bonita coloração salmão clara, brilhante e bem transparente. Formação persistente e em grande quantidade de pequenas borbulhas criavam uma coroa no topo da taça.

No nariz o vinho espumante mostrou aromas de frutos vermelhos e leve toque floral. Um pouco de aromas de panificação também se faziam presentes.

Na boca o vinho espumante se mostrou muito fresco e de corpo leve para médio com boa cremosidade. Retrogosto confirma o olfato e o final é delicioso e longo.

Mais uma bela opção para aplacar os dias de calor vindouros, opção esta do Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.


Até o próximo!

No comments:

Post a Comment