Tuesday, October 28, 2014

Don Laurindo Reserva Malvasia de Cândia 2013

Embora particularmente eu não veja muitos motivos no atual momento para se exaltar o Brasil (venho de uma ressaca "interior" dados os resultados da eleição passada), os vinhos nada tem a ver com isso e eles sim devem ser exaltados. E modéstia a parte, mais uma vez em minha opinião, nesta área acho que temos feito um excelente trabalho. Hoje é dia de falarmos de Brasil na Taça (parafraseando a famosa chef Carla Pernambuco e seu programa televisivo "Brasil no Prato"). E é ai que apareceu o Don Laurindo Reserva Malvasia de Cândia 2013.



A Vinícola Don Laurindo recebeu este nome e se estabeleceu como produtora e comercializadora de vinhos em 1991, porém sua história data de muito antes, quando as primeiras gerações da família Brandelli sairam do norte da Itália e vieram aportar na Serra Gaúcha, mais precisamente em Bento Gonçalves. Desde então o cuidado com as uvas desde os vinhedos até o envelhecimento, ou não, dos vinhos em madeira tem feito com que o prestígio e a qualidade da vinícola tenham subido e muito na consideração dos consumidores.

Sobre o Don Laurindo Reserva Malvasia de Cândia 2013, podemos dizer que é um varietal 100% de Malvasia de Cândia colhidas no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves no Sul do Brasil. Não passa por maturação em barricas. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor amarelo palha com reflexos esverdeados, com um bom brilho e uma boa transparência. Lágrimas finas, rápidas e incolores completam o conjunto visual.

No nariz o vinho se mostrou muito fragrante, com aromas de flores, frutos de polpa branca e algo de frutos tropicais. 

Na boca o vinho se mostrou fresco, com boa acidez e corpo médio. Retrogosto confirma o olfato. Leve amargor final que não incomoda. Final de média duração.

Uma boa opção de vinho branco para o verão brasileiro, fresco e longe da mesmice que outros podem mostrar. Eu recomendo a prova. Este veio diretamente da vinícola em minha visita no último mês de março.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment