Thursday, October 16, 2014

Salton Intenso Marselan Teroldego 2014: Vinho tinto surpreendente!

Dando continuidade aos post relacionados ao último Winebar realizado em parceria com a Vinícola Salton, hoje vamos falar de um vinho tinto trazido por eles e que surpreendeu positivamente a todos durante a degustação virtual, se tornando nosso segundo vinho preferido dentre os 3, perdendo para o Espumante Salton Poética e vencendo o Salton Paradoxo Gewurztraminer. Hoje é dia do Salton Intenso Marselan Teroldego 2014. Como dito anteriormente também, poupando meu caríssimo leitor de me tornar retórico e cansativo, não irei mais falar sobre a Salton, suas qualidade, virtudes e etc, focando somente no vinho neste post ok? Vamos a ele.


Como o próprio nome lhe confere, o Salton Intenso Marselan Teroldego 2014 é um vinho feito a partir de uvas Marselan e Teroldego de ambos terroirs Serra Gaúcha e Campanha. Estas uvas são internacionais, e suas origens são respectivamente França e Itália, mas com um pouco de trabalho tem resgatado sua identidade a pouco esquecidas e também pouco conhecidas por aqui. Muito desse ressurgimento em terras brasilis se deu quando, as gerações mais recentes dos primeiros imigrantes que vieram da Europa e trouxeram consigo mudas destas plantas, realizaram o caminho de volta para as regiões de origem de suas famílias a fim de ter contato com sua própria história e buscar formação especializada. Para finalizar, não passa por barricas. Vamos as impressões.

Na taça o vinho mostrou uma coloração violácea de grande intensidade, quase sem transparência e com bom brilho. Lágrimas finas, rápidas, em grande quantidade e muito coloridas também tingiam as paredes da taça,

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos negros, flores e especiarias.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos macios e redondos. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média duração.

Procurando um vinho tinto nacional para o dia a dia e por menos de 30 reais? Pode ser a pedida certa. Harmonizou bacana com um belo Risotto de Cogumelos e Carne ao vinho tinto. Provem que vocês não irão se arrepender. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment