Wednesday, October 15, 2014

Espumante Salton Poética: Show de custo benefício do espumante gaúcho!

Conforme eu comentei anteriormente, tivemos na noite de ontem mais um Winebar com produtos da Vinícola Salton, dos quais iremos falar por aqui neste e em alguns próximos posts que tenho planejados. E por pura preferência minha, resolvi falar em primeiro lugar do vinho espumante que nos cativou desde o primeiro gole, que foi o Espumante Salton Poética. Poupando meu caríssimo leitor de me tornar retórico e cansativo, não irei mais falar sobre a Salton, suas qualidade, virtudes e etc, focando somente no vinho neste post ok? Vamos a ele.


O Espumante Salton Poética é um espumante que é feito a partir de 80% de uvas Pinot Noir e 20% de uvas Chardonnay. Uma vez elaborado o vinho base, é realizado o corte entre os vinhos das duas variedades que compõe o espumante. A segunda fermentação é feita nos tanques, característica principal do método Charmat. Uma vez concluída a fermentação, o espumante permanece durante três meses surlie, ou seja, em contato com as leveduras da segunda fermentação para adquirir alguma complexidade.Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante mostrou uma bonita coloração salmão de média intensidade, bom brilho e boa transparência. Boa formação de borbulhas, pequenas e persistentes. 

No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos vermelhos em profusão com leve lembrança de panificação ao fundo.

Na boca o vinho espumante se mostrou leve, fresco e muito agradável. Seu retrogosto confirma o olfato, tem uma boa formação de espuma também em boca e tem um final de longa duração.

Mais um bom espumante brasileiro que provamos por aqui, reforçando a idéia de que ao menos no tocante a este tipo de vinho o Brasil realmente está muito bem posicionado no mercado. Se você ainda estiver em dúvida de espumantes para suas comemorações de natal e réveillon, por exemplo, eu diria que você já encontrou um candidato a altura. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment