Wednesday, January 21, 2015

Rodney Strong Russian River Valley Pinot Noir 2012

Como nem só de vinhos brancos é feita a adega de um homem, mesmo com as portas dos fornos dos céus abertas sobre nossas cabeças, resolvi arriscar um vinho tinto. A aposta não poderia ser sobre vinhos mais pesados, alcoólicos e tânicos mas vinhos mais leves e, por que não, refrescantes. Eis que surgiu o Rodney Strong Russian River Valley Pinot Noir 2012 em nossa pequena história de hoje. 


Quem produz este vinho é a Rodney Strong Vineyards, vinícola considerada uma das pioneiras da região de Sonoma County e que, segundo palavras do importador (SmartBuy Wines), é reconhecida por ser visionária nos estudos dos solos da região e variedades a serem plantadas. Por lá se estabeleceu a mais de 50 anos atrás através de seu fundador, Rod Strong até passar as mãos da família Klein em meados dos anos 1980. Possui vinhedos nas mais famosas apelações de Sonoma, tais como Alexander Valley, Russian River Valley, Chalk Hill e Sonoma Coast. Atualmente a vinícola conta em suas linhas com vinhos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Zinfandel, Cabernet Sauvignon e alguns blends e single vineyards. Adicionalmente, sobre o Rodney Strong Russian River Valley Pinot Noir 2012, podemos dizer que é um vinho 100% feito com uvas Pinot Noir da AVA Russian River Valley e que o vinho, após fermentado, passa por 10 meses em barricas francesas de carvalho para envelhecimento/amadurecimento. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi de média intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e incolores.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, toques florais, especiarias e baunilha.

Na boca o vinho se mostrou de médio corpo, boa acidez e taninos macios. O vinho era muito sedoso e elegante. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Para acompanhá-lo minha esposa fez uma bela torta de frango com massa podre, seguindo receita da apresentadora Rita Lobo e o seu programa Cozinha Prática, no canal de tv pago GNT. Ficou divino e o vinho veio bem a calhar. Casamento gostoso. Eu recomendo a prova do vinho e da torta!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment