Thursday, May 7, 2015

p&f wineries trouxe uma Eslovênia desconhecida à #Expovinis

Entendo que a importadora p&f wineries foi uma das grandes novidades da última edição da Expovinis, que aconteceu no final do mês de Abril passado. Percebi que muita gente que entendia do assunto, entre jornalistas e formadores de opinião em geral, "perdeu" um pouco do seu tempo na feira ouvindo o que eles tinham a dizer sobre a linha de vinhos que estavam trazendo, e a maioria gostou do que ouviu, viu e degustou. Vamos ver o que eu tenho pra passar pra vocês?

A história da p&f wineries se confunde com a da família Puklavec. Afinal de contas, a importadora só existe por que o vinho surgiu antes, com a família Puklavec. Seus vinhedos estão localizados na região de Podravje, na Eslovênia, e são de propriedade da família Puklavec. Na década de 1930, Martin Puklavec foi nomeado secretário na cooperativa dos agricultores do vinho em Ljutomer-Ormož, onde se tornou a força motriz por trás da construção da adega atual. Em parte, através de seus esforços a área tornou-se uma das melhores regiões vinícolas do mundo. Vladimir Puklavec e suas duas filhas, Tatjana e Kristina, todos trabalham juntos ao lado dos outros viticultores com a determinação de continuar a busca da sua (grande) visão do pai: fazer os melhores vinhos possíveis juntos. A p&f wineries oferece uma vasta gama de vinhos em mais de 20 mercados para diferentes canais. Atualmente produzindo 6,5 milhões de litros de vinho, são o maior exportador de vinhos na Eslovênia. 

A Eslovênia, possui condições peculiares, com suas florestas e montanhas, e está localizada na Europa Central, fazendo fronteira com Áustria, Itália, Croácia, Hungria e com o Mar Adriático. Embora a nação não possa ser imediatamente considerada como uma região vinícola de renome, tem produzido vinhos a mais de 2.400 anos. Diz a lenda que os cruzados, em seu caminho para a terra santa, pararam em uma das mais belas colinas na área para descansar. Ali foram recebidos por moradores hospitaleiros, onde beberam vinho e decidiram nunca mais sair.


Para a Expovinis, a p&f wineries trouxe duas linhas de vinhos distintas entre si: puklavec & friends, uma linha de vinhos frescos, jovens e mais acessíveis a paladares menos experimentados. Aqui as uvas brancas Sauvignon Blanc e Furmint brilham juntas, em cortes inusitados (SB/Furmint ou SB/Pinot Grigio), trazendo muita fruta e frescor, aliás, segundo os próprios produtores, estão na única região autorizada a plantar e engarrafar vinhos com a uva Furmint na Eslovênia; já a linha Gomila pode ser considerada a linha topo de gama e carro chefe deles, com vinhos single vineyard feitos com as melhores uvas de determinadas parcelas. Estas parcelas estão distribuídas numa área de 18ha de terras e são colhidas manualmente. Aqui tanto a uva Furmint como a Sauvignon Blanc brilham de forma separada, em vinhos varietais únicos, minerais, longos e gordos em boca. Uma curiosidade aqui fica por conta de um espumante feito exclusivamente com Sauvignon Blanc que é bem bacana também.


A dica aqui é: se cruzar com algum destes vinhos por ai, prove, tenho certeza que não irá se arrepender. Soma-se a tudo dito até aqui o fato de que esta vinícola foi eleita a melhor da Eslovênia no ano de 2014 e de que a região de Podravje (onde se encontra a vinícola) ser conhecida como a Toscana do oriente. Então, se eu fosse você deixaria os preconceitos de lado e me jogaria no mundo do vinho esloveno.

Até o próximo!

1 comment:

  1. Me recordo desta Expovinis e esta distribuidora foi a melhor novidade da feira, os vinhos eram bem fáceis de beber e deixaram saudades

    ReplyDelete