Wednesday, December 21, 2011

Isla de Maipo Merlot 2009

Mais um dos vinhos da degustação de chile as cegas que eu trago pro blog, este porém de uma maneira não muito satisfatória. Embora tenha gostado do vinho e atribuído boa pontuação ao mesmo no dia da degustação, ao prová-lo depois, entendo que me equivoquei.

Não encontrei muita coisa sobre o vinho ou sobre a vinícola na internet, porém pude descobrir que este vinho é trazido pela Vinho Sul, e segundo consta em seu website, a vinícola foi fundada em 1934 no Valle del Maipo, numa região que fica entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Onde hoje é o vale, antes era um braço do rio Maipo, que no início do século XX secou devido a um terremoto. Isso deu ao solo características especiais, altamente favoráveis à produção de um vinho de alta qualidade, frutado, fresco e muito expressivo. Com o sucesso a propriedade cresceu e produção se modernizou, mas a Isla de Maipo nunca perdeu sua essência de bodega familiar. Ainda segundo o importador, o vinho é feito com uvas 100% merlot e não passa por envelhecimento em barricas. Vamos as impressões.


Na taça mostrava bonita cor violácea de certa maneira escura, com leve transparência e bom brilho. Lágrimas finas, rápidas e coloridas tingiam as paredes da taça. Não apresentava halo de evolução.

No nariz o vinho tinha aromas de frutas vermelhas frescas, leve toque floral e de especiarias. Tudo muito delicado.

Na boca o vinho apresentou corpo de leve para média, boa acidez, taninos finos e quase imperceptíveis. Retrogosto frutado, lembrando cerejas e final de curta duração. Sem amargor final que incomodasse.

Vinho apenas correto, sem maiores atrativos e que, em minha avaliação mais detalhada não se saiu assim tão bem. Não sei se provaria de novo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment