Saturday, December 24, 2011

Gillmore Hacedor de Mundos Cabernet Franc Old Vines 2007

Este vinho foi mais um descoberto nas degustações as cegas que o Beto Duarte promove. Nesta última quinta feira, 22 de dezembro, tivemos nova oportunidade de provar mais 25 vinhos chilenos, com excelentes nomes entre estes. Desta vez vou falar de um exemplar pouco típico na região, mas que surpreendeu positivamente pela qualidade e pela apresentação visual (rótulo).

A Vinícola Gillmore é um negócio familiar, que começou em 1990 por Francisco Gillmore. Numa joint venture com a sua filha e genro, eles desenvolveram um projeto no Vale do Locomilla (Maule - Chile) que daria carácter distinto aos vinhos da linha Gillmore, apelidados de vinhos de boutique ou vinhos de autor. A linha intitulada "Haxedor de Mundos" tenta retratar o autor do vinhos, um visionário em um trabalho conjunto de Daniela Gillmore com o famoso enólogo Andrés Sánchez. O varietal é elaborado com uvas 100% Cabernet Franc e repousa por 18 meses em carvalho francês para fermentação malolática e afinamento. São produzidas em média 600 mil garrafas deste vinho. Vamos a ele.


Na taça apresentou uma bonita coloração violácea forte, com bastante brilho e pouca transparência, Lágrimas finas, coloridas e rápidas davam um tingimento às paredes da taça.

No nariz o vinho abriu com notas de frutos escuros (ameixa preta/jabuticaba) bem maduros, alguma coisa de eucalipto (aqueles que são utilizados em sauna) e leve especiado. Madeira muito bem integrada. Aromas elegantes.

Na boca o vinho tinha corpo médio, taninos finos mas presentes, de boa qualidade e boa acidez. Ataque inicial levemente adocicado, com um final de média duração trazendo de volta muita fruta. 

Um vinho de muita qualidade, que graças ao Beto tive a oportunidade de conhecer e que, pelas minhas pesquisas é vendido na faixa dos 90 reais e pode ser considerado uma boa compra. 

Aproveitando o post, gostaria de deixar registrado aqui os votos deste blogueiro de um natal cheio de luz, amor e reflexão para vocês leitores e toda a sua família, onde a essência do natal não se perca em todos os dias do ano. Um brinde a todos e que muitos bons vinhos possam ser apreciados na noite de hoje!!

Até o próximo! 

No comments:

Post a Comment