Thursday, December 15, 2011

Degustando Chile as Cegas

Este post aqui não terá muitos detalhes técnicos sobre vinhos ou descrição de aromas, sabores, texturas, etc, pois isto eu vou deixar pros feras. Na verdade servirá um pouco mais de agradecimento pelo oportunidade de aprendizado.

Na última terça feira tive uma grande oportunidade de junto a muitos outros blogueiros, jornalistas e entusiastas de participar de uma degustação as cegas de vinhos chilenos preparada pelo jornalista e blogueiro Beto Duarte (do blog Papo de Vinho), que servirá de base de dados para um guia que o mesmo está escrevendo junto ao Cristiano Orlandi (do blog Vivendo Vinhos), em uma sala cedida pela importadora Ravin em seu novo endereço na Vila Mariana. Nesta oportunidade foram degustados 25 rótulos de vinhos passando por brancos frescos até tintos mais encorpados. E olha que dentre os vinhos, diversos vinhos considerados tops e com grandes pontuações. A lista de vinhos é extensa, mas alguns destaques pessoais: William Cole Sauvignon Blanc Columbine Special Reserve 2010, Vernus Pinot Noir 2009 (Santa Helena), Polkura Syrah 2007 (já falado aqui), Chamán Syrah Gran Reserva 2006, Medalla Real Gran Reserva Syrah 2007, Rayun Cabernet Sauvignon 2008, Viu 1 Vintage 2007 e Parinacota Limited Edition Carignan Syrah 2009.

A foto foi tirada pelo Evandro, e espero que ele não se importe de eu te-la usado aqui.

Confesso que fiquei um pouco intimidado diante de tanta gente que entende do assunto e que já estava a mais tempo participando das degustações mas não poderia deixar de lado esta oportunidade de entrar em contato com estas pessoas, e de aprender sempre. Aliás este é meu lema em relação ao vinho, aprender sempre! Além dos já citados acima, ainda pude conhecer e compartilhar estes momentos de prazer e conhecimento com o Evandro do Confraria2Panas , a Vanessa Sobral do Falando sobre Vinhos, o Walter Tommasi que entre outras atividades (editor de revistas, consultor, etc.) tem o blog Tommasi no Vinho , o Fabio Barnes sócio proprietário da VinhocClic e editor do blog Vinhos por Barnes, o Rogério da Ravin e algumas outras pessoas que eu infelizmente não guardei os nomes/atividades (minha memória só me faz passar vergonha mesmo). Entretanto a oportunidade de estar entre estas pessoas me fez apenas relaxar e aproveitar cada momento, ficar atento a cada comentário e tentar adquirir conhecimento nesta noite agradável e de bons vinhos.

Espero que uma nova oportunidade como esta surja pois será sempre muito bem vinda. Aos participantes e organizadores, o meu muito obrigado pela oportunidade e pela receptividade, e me coloco a disposição, caso seja de interesse, de participar de futuras degustações.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment