Thursday, December 29, 2011

Ciconia 2010

Eu sempre venho confirmando uma de minhas teses de que, quando se quer um vinho bom e barato, procure entre os portugueses e normalmente você terá gratas surpresas. E como foi o caso deste vinho de hoje. Indicação de uma amiga, este exemplar alentejano não decepcionou!

Produzido pela Herdade de São Miguel, que fica ali na Vila de Redondo no Alentejo, este é um dos vinhos de entrada da Herdade e tem em sua composição as castas Aragonês, Syrah e Touriga Nacional e tem 10% do vinho produzido estagiando em carvalho francês novo. O vinho inclusive já recebera boas críticas em publicações especializadas, como Decanter e Wine Spectator. Bom, depois de tantos elogios, vamos as impressões sobre o vinho, certo?


Na taça uma bonita cor violácea escura, brilhante e de certa transparência. Lágrimas finas, incolores e bem rapidinhas escorriam pelas paredes da taça.

No nariz o vinho apresentava aromas de frutos vermelhos maduros, quase em compota, alguma coisa de floral, especiarias e um toque de café com leite ao fundo. Tudo muito elegante, sem exageros.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez, taninos finos, delicados e bem fundidos ao vinho. Álcool imperceptível, apesar dos mais de 13% de teor. Final de média persistência trazendo frutas e café com leite no retrogosto. Sem amargor final.

Um vinho muito bem feito, sem defeitos e que pelo preço pago (algo em torno de 29 dinheiros) é mais do que um belo custo benefício. Eu recomendo e agradeço a dica!!!

Até o próximo!

5 comments:

  1. Compartilho integralmente da sua impressão acerca do CICONIA 2010.
    Aproveito, outrossim, para registrar o LOIOS 2010, também Regional Alentejano, me decepcionou, e muito. Em resumo (LOIOS 2010): corpo médio; acidez regular; taninos bem pronunciados, álcool bem perceptível, amargor irritante no final. Recomendo distância.
    Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela visita e pela dica, nem irei procurar então o tal vinho. Continue conosco, e sempre que tiver dicas me encaminhe por favor!

      Abraços!

      Delete
  2. Sou de São Luis - Ma, queria saber onde encontro esse vinho ciconia ou se é só pedido. Meu emai(bassmartins@hotmail.com) obrigado pela atenção.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezado Bassmart,

      Infelizmente não tenho certeza sobre aonde o vinho possa ser encontrado em São Luis. Conheço sim sites na internet que o vendem e entregam em sua cidade, porém existe a cobrança do frete. Cheque os sites da loja Adega Curitibana (http://www.adegacuritibana.com.br/produtos/detalhes/codigo/1338/Vinho_Ciconia_Tinto_750_ml) ou VinhoCracia (http://www.vinhocracia.com.br/vinhos/ciconia-reserva-tinto-2143.html) para maiores informações.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Delete
  3. Ganhei esse vinho de presente,é uma delícia.

    ReplyDelete