Monday, December 5, 2011

Salton Desejo Merlot 2006

Este domingo foi um dia tomado de emoções. Acordamos cedo com a triste notícia do falecimento do Dr. Sócrates, ídolo corinthiano e brasileiro da década de 80 no futebol, além de personagem ativo no processo de democratização da política e voto no Brasil. Mas era só o começo. Tínhamos também a última rodada do Brasileirão em que o Corínthians, meu time de coração, disputava o título com o Vasco da Gama. E para alívio geral da nação corinthiana, o Timão se sagrou campeão. Nada mais justo do que comemorar com estilo e o vinho escolhido tinha que ser um brasileiro. E o Salton Desejo Merlot fez as honras da comemoração.


Feito com uvas 100% Merlot colhidas e escolhidas manualmente, o vinho passa por maturação de 12 meses em carvalho francês e americano (50% - 50%) além de um ano em garrafa antes de ir para o mercado. Sem mais delongas, vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma cor rubi violácea ainda muito viva e brilhante, com lágrimas finas e coloridas ajudando a tingir as paredes da taça. Leve halo aquoso não denotava a idade, apesar dos já 5 anos do vinho.

No nariz o vinho abriu com aromas de compota de frutas escuras, côco, tabaco doce e algo de especiarias. Com o tempo em taça algo de alcaçuz pode ser notado também. Certa complexidade, pois o vinho mudava bastante com o tempo. Porém os aromas pareciam integrados, sem exagero.

Na boca o vinho apresentou bom corpo, acidez um pouco a desejar, taninos finos e fundidos no vinho, tudo muito integrado e harmônico de qualquer maneira. Retrogosto de longa duração trazia compota de frutas e chocolate com leve amargor no final sem comprometer. Realmente um vinho com muita qualidade.

Quem me acompanha por aqui sabe que não sou fervoroso defensor do vinho nacional, mas fui surpreendido positivamente por este exemplar. Fez bem o papel para o qual foi escolhido e ainda escoltou bem uma maminha assada recheada de farofa e linguiça. Fiz uma inevitável comparação ao Salton Talento, o qual provei em outra oportunidade e este se mostrou com mais qualidade, mais harmônico e integrado. Além disso, valeu o preço pago (R$ 58,00). Recomendo.

Até o próximo!!

No comments:

Post a Comment