Thursday, June 16, 2011

Bouza Merlot 2009


Nada melhor que um vinho uruguaio para acompanhar o primeiro jogo da final da Libertadores entre Santos e Peñarol. O jogo em si foi bem ruinzinho, então nos concentremos no vinho. Este exemplar é feito pela Bodega Bouza, considerada uma bodega boutique, nos arredores de Montevideo. Composto por uvas 100% Merlot vindas de suas vinhas em Las Violetas, Canelones, o vinho passa por seleção manual de bagos de uvas, fermentação a 26 º C, 40% em tanques de inox e 60% em cuba de carvalho francês e ainda estagia 8 meses em barricas de carvalho francês e americano. Segundo o produtor, foram produzidas  9161 garrafas, sendo que a minha era a de número 8172. Este vinho foi comprado no supermercado Tienda Inglesa, em minha recente viagem a Punta Del Este, por aproximadamente R$ 35,00. Vamos as impressões.
Detalhe do rótulo mostrando o número de produção da garrafa

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi bem violácea quase instransponível, limpida e brilhante. Lágrimas finas, incolores e bem rápidas podiam ser notadas também.

No nariz o vinho se mostrou um pouco tímido, com aromas de ameixa, alcaçuz e alguma coisa parecida com aqueles fumos doces para cachimbo. Nada muito exuberante. Discrição elegante.

Em boca o vinho mostrou corpo médio, taninos finos, em grande quantidade porém quase doces , boa acidez e álcool integrado (14%). Confirmou frutas vermelhas na boca, leve tostado ao fundo e algum amargor final que incomodou um pouco. Persistência de curta para média, poderia ser um pouco mais longo.

Bom vinho para o dia a dia, porém creio que encontrado aqui no Brasil por preços que não justificaria sua compra. De qualquer maneira, valeu conhecer este uruguaio! E que venham outros.

Até o próximo.

No comments:

Post a Comment