Monday, May 12, 2014

Ainda falando sobre armazenamento de vinhos: qual a temperatura ideal?

Vira e mexe, quando estamos falando de vinhos e seu correto armazenamento, uma pergunta é recorrente: qual a temperatura correta para o armazenamento dos meus vinhos? Ou ainda algo do tipo: devo manter meus vinhos armazenados a temperaturas iguais aquelas recomendadas para o serviço? Será que este tipo de armazenamento pode estragar os vinhos se ficarem assim por um longo período de tempo?


A resposta mais curta e grossa para a resposta é não, se você mantiver seus vinhos armazenados a mesma temperatura a qual estes devem ser servidos, seus vinhos não irão estragar. E pense nisso como sendo uma opção muito melhor, se é que existe a segunda opção, que é mante-los sem qualquer controle de temperatura.

Quando se trata de vinho, enquanto não existe tecnicamente uma diferença grande entre temperatura de serviço e de armazenamento, falando em termos globais, elas são bastante semelhantes. A temperatura recomendada para o armazenamento de todo os tipos de vinho é uma constante de 12 graus Celsius aproximadamente. Há muita experiência com o armazenamento de vinho por volta dessa temperatura, por isso que sempre é mencionada como a temperatura ideal.

Já a temperatura de serviço dos vinhos atende principalmente a dois fatores: o tipo de vinho em questão e o gosto pessoal. Normalmente os vinhos espumantes são servidos entre 6 - 8 graus, vinhos brancos são servidos entre 8 - 12 graus enquanto que vinhos tintos são comumente servidos entre 12 - 18 graus. Para contextualizarmos, considere também como temperatura ambiente entre 18 e 20 graus.

É preciso ainda termos em mente que mais importante do que a temperatura baixa, a estabilidade desta temperatura ao longo do tempo é mais importante ainda. Oscilações muito grandes ou frequentes podem fazer com que um vinho envelheça e/ou evolua de forma mais rápida ou ainda pode causar o ressecamento da rolha, oxidando o seu vinho.

É claro que essas são dicas genéricas, algumas podem ser adaptadas ou modificadas de acordo com a disponibilidade de acessórios e/ou locais onde você queira armazenar seus vinhos. Você tem alguma outra dica e/ou informação interessante? Deixe um comentário ao final deste post.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment