Friday, May 16, 2014

Encontro de Vinhos Ribeirão Preto: Saiu o Top 5!

E ontem foi mais uma noite de degustação, mais uma especial para eleger o Top 5 dos vinhos que participarão do Encontro de Vinhos em Ribeirão Preto. O negócio funciona mais ou menos assim: produtores e importadores selecionam amostras e encaminham para os organizadores, Daniel e Beto, que fazem mais uma seleção e chegam a um número próximo de 30 amostras (as vezes um pouco menos e as vezes um pouco mais). A partir dai entram em cena os degustadores (blogueiros, formadores de opinião de mídias impressas e virtuais, entre outros) e cada um degusta cerca de 15 amostras dos vinhos, dando suas notas. Os cinco vinhos com maiores notas são os vencedores. As degustações para o Encontro de Vinhos normalmente acontecem na Casa do Porto, loja e importadora de vinhos muito conceituada do mercado de vinhos em São Paulo. Segue abaixo a lista dos vencedores:

Vencedores do Top 5 ordenados da esquerda para a direita

Primeiro Lugar: Obra Prima Collection Gran Reserva Malbec 2010
País: Argentina
Produtor: Familia Cassone
Importador:

Segundo: Quinta da Romaneira Porto 10 anos
País: Portugal
Produtor: Quinta da Romaneira
Importador: Portus Cale

Terceiro lugar: Quinta da Romaneira Reserva 2008
País: Portugal
Produtor: Quinta da Romaneira
Importador: Portus Cale

Quarto lugar: Sottano 3S Reserva de Familia Cabernet Sauvignon 2009
País: Argentina
Produtor: Bodega Sottano
Importador: Max Brands

Quinto Lugar: Casilero del Diablo Devils Collectioin Reserva 2012
País: Chile
Produtor: Concha Y Toro
Importador: VCT Brasil

Dentre as amostras dos vinhos que provei, estavam os quatro primeiro lugares. E todos estiveram entre os meus preferidos com suas respectivas notas: 92, 93, 90 e 92 respectivamente. Vale ressaltar que o painel estava muito bem equilibrado e em um excelente nível: os organizadores e importadores/produtores capricharam desta vez.

Todos os vinhos estarão disponíveis para a prova no dia do evento, 17 de Maio, no Hotel JP. O evento com certeza será um sucesso, se nos basearmos no nível dos vinhos apresentados no Top 5. A quem for, aproveite e bons vinhos. Depois convido a deixar suas impressões por aqui ou na Fan Page do Facebook.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment