Wednesday, May 28, 2014

Espumante Palavrar Brut: Um vinho espumante português cativante

Este vinho espumante é feito pelo produtor chamado Ampulheta, do Alentejo, em Portugal e sobre o qual pouca ou nenhuma informação consegui descobrir através de minhas andanças on line. Confesso que fiquei curioso e por um descuido de minha parte, acabei por descartar a garrafa antes que pudesse sequer verificar de novo se havia um endereço eletrônico ou coisa do gênero. De qualquer forma, descontando este meu ato falho, nos dediquemos ao que temos de informação, certo?


O Espumante Palavrar Brut é vinificado com 3 castas autóctones portuguesas (Bical / Maria Gomes / Baga) e foi produzido pelo método Charmat, ou seja, a segunda fermentação também ocorreu em tanques de inox, mas descansou por 2 meses em garrafa na cave subterrânea antes de ir para o mercado. Possui 12% de graduação alcoólica. Sem maiores delongas, vamos então as impressões.

Na taça o vinho espumante apresentou uma coloração amarelo palha com alguns reflexos dourados. Borbulhas de pequenas para médias, em boa quantidade e de persistência média para alta. 

No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos brancos e cítricos, pêssego e limão siciliano, ligeiro toque de panificação e algo de mel.

Na boca o vinho espumante se mostrou com bastante cremosidade, acidez gulosa e no entanto bem equilibrado. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média para longa duração.

Apesar de não conhecer nem tão pouco ter muita experiência em vinhos espumantes portugueses, confesso que este me cativou por ser fácil de beber por si só mas que deve acompanhar pratos mais leves e a base de frutos do mar de forma incrível. Mais um vinho que pude ter o conhecimento através do Clube de vinhos Winelands. Eu recomendo, o vinho espumante e o clube de vinhos.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment