Tuesday, May 27, 2014

Claud La Chapelle du Château la Rode 2009: Mais vinho francês no blog

Hora de voltar a França e seu vinhos incríveis, sempre com o intuito de conhecermos um pouco mais sobre a história desta bebida de Baco. O Chateau Claud la Chapelle foi criado em 1964 , uma propriedade familiar orientada na pequena produção, em Castillon, numa apelação conhecida como Côtes de Bordeaux. Todas as uvas utilizadas para os vinhos são cultivadas na propriedade. Pelo que pude pesquisar, o enólogo responsável por este vinho é o famoso Jean Luc Thunevin, que entre outras "peripécias"difundiu o conceito de vinhos de garagem ou vinhos de autor, quando começou a produzir vinhos literalmente em sua garagem com o auxílio de sua esposa. Esta propriedade está localizada em um solo composto de argila sobre pedra calcária. Sobre o vinho, o que podemos dizer é que o mesmo é um corte de 95% merlot e 5% Cabernet Sauvignon. Pode ser considerado um Bordeaux mais simples, para quem ainda está aprendendo sobre a região (meu caso). Vamos as impressões?


Na taça o vinho mostrou uma coloração rubi com toques granada. Lágrimas finas, rápidas e sem cor compõe ainda o conjunto visual.

No nariz o vinho mostra aromas de frutas vermelhas e escuras em compota, especiarias doces e algo de tabaco. Ainda no fundo de taça algo de tostado.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, acidez na medida e taninos finos, macios e prontos para beber. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média para longa duração.

Mais um belo vinho francês, me pareceu um ótimo exemplar de Bordeaux e com certeza irá cativar a quem prova-lo. Um típico vinho que casa bem com um bom corte de carne (de caça de preferência) mas que proporcionará prazer se bebido sozinho, acompanhado de um bom bate papo. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment