Wednesday, May 14, 2014

Uva Tempranillo: Um lugar na América para chamar de lar?

Pelo menos é isso que Marimar Torres, representante local na Califórnia, da família de enólogos e viticultores Torres, naturais da Espanha, anda dizendo por aí. Os primeiros sinais sugerem que a casta Tempranillo poderia encontrar uma nova casa em Sonoma County, no norte da Califórnia. E o que pode confirmar (ou quem sabe negar) estas palavras vai ser a safra 2013 no Miramar Estate, que está cercada de grande expectativa. Depois de muita experimentação com apenas 400 videiras de Tempranillo na área conhecida como Russian River Valley, em Sonoma, na maior parte da última década, Marimar Torres acredita que a qualidade é  boa o suficiente agora para produzir um vinho varietal com base na uva Tempranillo.


A uva Tempranillo tem visto um aumento mais acentuado em seu plantio de forma global do que qualquer outra variedade de uva na última década, de acordo com um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália. Entretanto ainda é uma novata na Califórnia, e os números da indústria mostram que representa menos de 1% da área total de vinhas plantadas do estado. Sua maior parcela pode ser encontrada na área de Central Coast, mas a família Torres plantou a uva Tempranillo na região de Russian River em 2004 e começou a misturá-lo com 80% de Syrah em 2007, utilizando-se o vinho da safra de 2005.

Atualmente a família Torres, em seu Miramar Estate, possui apenas 0,4ha de Tempranillo plantados num vinhedo chamado Don Miguel na  sub-denominação Green Valley  (pertencente a Russian River), mas a intenção de plantar mais vinhas no próximo ano é real por lá. É provável que isso signifique que um vinho varietal com a uva Tempranillo não chegará ao mercado nos próximos quatro anos, afinal de contas você tem que ser paciente e esperar uma vida longa, porque leva tempo para uma videira começar a  dar bons frutos e com consistência.

Marimar Torres é uma acionista da empresa espanhola Torres ao lado de outros membros da família, incluindo seu irmão, Miguel , mas ela sempre dirigiu o Marimar Estate separadamente desde primeiras videiras plantadas na Califórnia em 1986. Mas nunca deixou de ficar de olhos bem abertos aos negócios da família.

No comments:

Post a Comment