Monday, May 26, 2014

Obra Prima Coleccion Malbec 2010: Um vinho argentino com sobrenome

A Bodega Familia Cassone foi criada em 1998 por seu patriarca, Eduardo Cassone, sua esposa mais seus três filhos. E esta veia pelo negócio vitivinícola se deu em Eduardo em consequência do empreendedorismo de seu pai, que começou a elaborar vinhos ainda em meados dos anos 50. E grande parte desta tradição veio ainda de seus antepassados, que chegaram na Argentina em meados do século XIX, vindos do Piemonte e arredores (Itália). Todos estes fatores em conjunto somados ainda a muito trabalho e dedicação colocaram esta bodega familiar no hall das mais importantes da Argentina. A Bodega Familia Cassone esta localizada no departamento de Luján de Cuyo e segue os padrões da região, sem deixar de lado entretanto os cuidados com o meio ambiente. 


Falando um pouco do vinho em questão, o Obra Prima Coleccion Malbec 2010, é feito a partir das uvas Malbec (80%), Cabernet Sauvignon (10%) e Merlot (10%) - apesar disso é considerado um varietal Malbec (permitido pelas leis argentinas). Segundo o produtor, os vinhos Obra Prima Coleccion Malbec são elaborados tendo-se o cuidado de selecionar as melhores uvas de cada uma das castas envolvidas. Ainda segundo a Familia Cassone, este vinho só será elaborado em colheitas consideradas excepcionais. Passa ainda por 18 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor violácea de grande intensidade, bom brilho e quase sem transparência. Lágrimas finas, rápidas, coloridas e em grande quantidade também faziam parte do aspecto visual.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutos negros, baunilha, flores e toques tostados. Bastante fragrante.

Na boca o vinho se mostrou encorpado e robusto, com taninos firmes e acidez na medida. Retrogosto confirma o olfato. Final de longa duração.

Um grande vinho, com certeza figura entre os melhores exemplares dos vinhos argentinos. Eu recomendo.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Victor,
    Ficamos felizes por você ter gostado do Obra Prima Colección e aproveitamos para parabenizá-lo pelo blog - muito bom ! Já viramos fãs!
    Abraços,
    Deca e Marcelo Cassone
    Bodega Familia Cassone - Brasil

    ReplyDelete
    Replies
    1. Deca e Marcelo,

      Meu muito obrigado por terem visitado o blog e pelas palavras gentis. Realmente um grande vinho este de vocês. Continuem com o bom trabalho e continuem por aqui.

      Abraços!

      Delete