Tuesday, May 27, 2014

Don Giovanni Cuvée 2004: Elegância e estilo do vinho brasileiro


A Vinícola Don Giovanni é um complexo enoturístico, localizado no Distrito de Pinto Bandeira, que reúne além dos vinhedos e da vinícola, varejo para venda e degustação dos vinhos, pousada e restaurante. E tudo isso localizado num terroir a 700 metros acima do nível do mar, entremeado de uma vasta e bela vegetação com estradinhas que por alguns momentos lembram até as da Toscana. São cerca de 18ha plantados com vinhas sendo que entre estas, se encontram as seguintes castas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pinot Noir, Ancellota e Pinot Noir. Possui uma produção média de 120 mil garrafas/ano sendo que destas, cerca de 70% são de espumantes. Além disso produzem ainda um destilado de vinho, o Brandy. Hoje quem cuida da propriedade e de sua produção é a quarta geração da família. O que é também interessante é que eles guardam em suas caves, garrafas de safras mais antigas que podem até ser vendidas, mediante encomenda do cliente.



Falando sobre o vinho, o Don Giovanni Cuvée 2004 pode ser considerado o vinho top da vinícola. Tem em sua composição aproximadamente 40% de uvas Cabernet Sauvignon, 40% de uvas Merlot e 20% de uvas Ancellota. Passa por 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês. Sua graduação alcoólica é de 12,4%. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade, algum brilho e pouca transparência. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas compunham também o aspecto visual.

Na taça o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos em compota, especiarias e baunilha. Fundo de taça com algum toque de tostado. 

Na boca o vinho mostrou um bom corpo, acidez na medida e taninos finos, macios e bem redondos. Retrogosto confirma o olfato. Final de longa duração.

Mais um bom vinho brasileiro, que continua a confirmar a qualidade do que vem sendo produzido por aqui. E olha que este eu achei por acaso, mesmo tendo visitado a vinícola Don Giovanni mais no começo deste ano, em um passeio a São Roque. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment