Wednesday, August 17, 2011

Comprar vinhos pela internet é mais fácil?

Todos sabemos que a compra de mercadorias pela internet, sejam estas vinho ou não, são tanto uma benção como uma maldição. Enquanto não existe algo mais fácil e prazeroso do que não ter nem a necessidade de se trocar de roupa para fazer uma compra via internet, os percalços para nós brasileiros ainda é grande quando se trata de vendas pelos ditos canais eletrônicos. Ou vai dizer que você nunca teve um desgosto, por menor que seja, quando lidava com um portal de compras via internet? Existe ainda o problema da massificação quando você precisa encontrar alguma coisa mais especial, sabe aquele presente difícil e que vez ou outra o deixa extremamente irritado? Pois é, a internet nem sempre é a solução. Mas e em se tratando de vinhos, a esperiência pode valer a pena? E acessórios? A dica mais importante, para começarmos é tenha sempre em mente que vendedores idôneos e outros nem tanto, existem em qualquer mercado e/ou canal de vendas, sendo isto o fator principal na escolha do estabelecimento que você pretende efetuar compras.

Pensemos agora se você se decide por comprar uma daquelas adegas climatizadas pela web, como fazer? Afinal de contas apesar do número crescente de lojas que vendem tais produtos e grandes ofertas por ai, nem sempre se pode confiar em fotos para escolher produtos de determinado valor agregado. Minha dica neste caso é ao menos tentar visitar uma loja física primeiro, a fim de ver pessoalmente os principais aspectos do produto que você quer adiquirir. Mas e no caso de você não ter ainda se decidido? A maioria dos sites apresenta ferramentas de busca que muitas vezes juntam as adegas climatizadas com pequenos racks e outros acessórios que recebem o mesmo nome nestes mecanismos. E ai começam seus problemas. Portanto a dica é decidir antes e "visitar" o produto em uma loja física antes de apostar cegamente. Existe também a possibilidade de uma indicação de uma pessoa de confiança, como um amigo enófilos, um professor ou mesmo profssional do mercado, que pode ajudar nesta escolha.

Partimos então para a compra de garrafas de vinho propriamente dito e ai, na minha opinião, é que existem mais dificuldades. E vou explicar o por que. Evidentemente existem um número enorme de importadores/distribuidores/lojas que possuem seus canais de venda também pela internet, dificultando sobremaneira quem está indeciso sobre qual(is) rótulo(s) comprar. Aliado a isso, não existem muitas opções de sites que contem com um atendimento onde você possa conversar com algum especialista e tirar suas dúvidas. Existe ainda a falta de sites que consolidem pedidos, uma vez que você pode pretender pegar rótulos de diferentes importadores/revendedores, muitas vezes aumentando o preço pois precisamos nos utilizar de lojas, que irão também acrescentar seus lucros ao preço final. O valor do frete surge as vezes proibitivo e/ou aumenta sobremaneira o valor que você pretendia gastar em garrafas, principalmente para compras menores. Mas existem vantagens, certamente. A possibilidade de pesquisa e comparação de preços fica facilitada e somente a um clique. A existência de muitas opiniões de enófilos, as vezes ao redor do mundo, pode também facilitar na hora de optar por um ou outro rótulo. E sem dúvida nenhuma os sistemas de pontuações dos críticos da atualidade podem ajudar no balizamento de suas compras. A dica é pesquisar, ter em mente com antecedência o que pretende adiquirir e se possível fazer pedidos maiores, mesmo que em conjunto com outras pessoas, para diluir o frete ou mesmo usufruir de promoções do tipo "frete grátis".

Existe ainda uma outra opção de compras via internet, que são os chamados grupos de compra ou confrarias. Normalmente importadoras e/ou lojas disponibilizam este tipo de "associação" para nós, onde a cada período pré determinado o cliente recebe em seu endereço uma caixa contendo de dois a quatro vinhos, de valores estabelecidos conforme o nível de associação. Neste caso você não tem muita escolha e está sujeito a seleção do importador/loja. Evidentemente quando você finalmente opta por um serviço destes já está ciente destas regras, mas mesmo assim pode ser decepcionante vez ou outra. 

Particularmente já me utilizei de todas as opções descritas no post e posso dizer que já tive mais satisfação do que decepção e por isso recomendo que, depois de alguma pesquisa, efetuem suas compras pela internet, principalmente se você é daqueles que não tem muita paciência para sair de casa, enfrentar trânsito e dificuldade de estacionamento. Por outro lado, nada substitui o contato com as pessoas quando você vai em lojas físicas, encontra outros enófilos, vendedores idôneos e pessoas que além de aumentarem seu network podem lhe proporcionar bons momentos. E você leitor, qual sua opinião sobre o assunto?

Até o próximo!

1 comment:

  1. Gostaria de conseguir encontrar o vinho canei para comprar.. não encomntro aqui no Brazil...

    ReplyDelete