Monday, August 29, 2011

Trio Reserva Merlot/Carmenere/Cabernet Sauvignon 2007

Este vinho é produzido pela gigante chilena Concha Y Toro e é um velho conhecido por terras brasilis. Apesar de não ser da linha de entrada da vinícola propriamente dito, eu diria que é a segunda linha, pois abaixo do Casillero del Diablo já fica um pouco complicado se falar em qualidade, em minha opinião. Apesar disso goza de um excelente custo benefício.

O vinho é um blend de 70% Merlot, 15% Carmenere e 15% Cabernet Sauvignon que passa em média 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Suas uvas são colhidas em vinhedos localizados no Vale do Rapel. Vamos as impressões.



Na taça o vinho apresentou uma coloração violácea intensa apesar da idade, com halo levemente aquoso. Lágrimas finas, rápidas e muito coloridas chegavam inclusive a manchar a taça. 

No nariz o vinho mostrou aquela pancada típica sulamericana: aromas intensos de compota de frutas, groselha, baunilha. Depois de pouco tempo alguns aromas mais evoluídos como especiarias, alcaçuz e aquele aroma que lembra estábulo também se fazia sentir, entretanto sem ser desagradável. 

Na boca o vinho tinha corpo médio, taninos finos e bem integrados, boa acidez, álcool imperceptível. Confirma em boca frutas e especiarias. Final de médio para longo lembrando chocolate meio amargo e capuccino.

Sem muita novidade o vinho mostra qualidades, é encontrado na faixa dos R$ 35,00 - 40,00 e pode ser considerado uma boa compra. Tente bebe-lo de forma despretenciosa, acompanhando uma pizza num sábado a noite (como eu o fiz) e seja feliz.

Aé o próximo!

2 comments:

  1. Concordo plenamente com o ótimo comentário do Victor, o Trio tem um bom custo/benefício, tenho sempre alguma garrafa em minha adega. Geralmente compro com o corte Cabernet Sauvignon/Shiraz/Cabernet Franc.

    ReplyDelete
  2. Humberto,

    Obrigado pela visita e pelo comentário!! Este corte tb é muito bacana! Aliás, os vinhos da Concha Y Toro fugindo da linha reservado, são todos muito interessantes em minha opinião.

    Continue lendo o blog!

    Abraços!

    ReplyDelete