Wednesday, August 24, 2011

Mondovino

Eu sei que vocês devem estar pensando que eu estou um pouco atrasado, pois o filme já é um pouco antigo e eu ainda não havia visto. Na verdade o documentário foi produzido e lançado em 2004, portanto praticamente 7 anos me separam dele. Mas tem um desconto, a gente sempre acha um, pois na época eu ainda não tinha o interesse por vinhos que tenho hoje, somente bebia sem maiores aspirações. Mas, deixando de lado o sentimentalismo e a pieguice, vamos ao que interessa que é falar um pouco sobre o documentário em si, que é o que eu pretendo fazer nas linhas seguintes.

Em linhas gerais o documentário trata da dualidade largamente discutida no mundo vitivinícola, que é a relação das tradições culturais com as inovações tecnológicas, a busca pela particularidade de cada vinho contra a padronização mundial dos paladares, as pequenas propriedades vinícolas versus os grandes conglomerados mundiais de produção vinícola, e assim por diante, se utilizando de personalidades (conhecidas ou não) do mundo vinícola que expõe suas opiniões sobre o assunto. Quase como uma investigação, o diretor Jonathan Nossiter percorre o mundo em países como França, Itália, Argentina e Estados Unidos colhendo entrevistas com pequenos e grandes produtores, consultores de negócios do vinho, mostrando as realidades de cada um e os bastidores de uma indústria que move milhões de dinheiros ao redor do mundo.



A grande discussão do filme se baseia na forte influência americana no mundo vinícola, principalmente através da família Mondavi, do uso indiscriminado das barricas de carvalho e a padronização do gosto de baunilha nos vinhos modernos, o emprego cada vez maior das tecnologias em contraponto a manipulação do homem e claro a acenssão dos críticos, principalmente Robert Parker e suas notas que vem a tempos comandando a onda de preços no mundo vinícola, especialmente em Bordeaux. 

Outro exemplo dos tempos modernos e da globalização vinícola é a presença de Michel Rolland, famoso consultor vinícola (mais conhecido como flying winemaker, já discutido aqui) que é um exemplo crasso destes tempos de mudança da indústria vinícola, pois o mesmo não possui vinculo com qualquer vinícola mas presta consultoria em diversos lugares ao redor do mundo, criando o mesmo tipo característico de vinho seja na Argentina, seja na França em Bordeaux ou Languedoc.

O contraponto é mostrado no entanto quando pequenos produtores do Languedoc em conjunto com o prefeito local vetam a entrada de Robert Mondavi no mercado local, com medo da destruição da paisagem local, da concorrência do mercado local, da padronização dos vinhos e do abandono ao desenvolvimento dos terroirs e pequenas extensões de vinhedo que produzem vinhos tão particulares. 

É claro que todas estas histórias se contrapõe e formam um grande comédia humana, com toques de humor e aspereza, mas mostrando o quão complexas estas relações podem se tornar. Outro aspecto que gera certa apreensão é a política e a guerra entre a diversidade e a padronização da produção. Nesta batalha entre os pequenos produtores versus grandes industriais, apontar heróis e vilões é uma tarefa mais difícil do que podemos imaginar. Mas vale a pena colocar no dvd e tomar uma taça de um bom bordeaux para acompanhar.

Até o próximo!

6 comments:

  1. Rapaz,

    como você tem coragem de dizer tanta besteira?
    Michel Rolland é proprietário de 2 chateaux na França, sócio do Yacochuya em Salta, Argentina e um dos "siete" proprietários em Mendoza.
    Tenho os mesmos gostos do Nossiter, só que ele é um cineasta desonesto. Não gosto dos vinhos de Rolland, mas ele nos propiciou beber vinhos brasileiros sem defeitos.
    Antes de escrever bobagens, prove, estude, pesquise.

    ReplyDelete
  2. Prezado anônimo,

    Obrigado pela visita!

    Eu posso realmente ter cometido algum erro a respeito de Michel Rolland, mas a intenção do post é de comentar sobre o filme, minha opinião sobre o mesmo. Não comentei se gosto dos vinhos produzidos por ele ou qqer outro produtor.

    Mas tomo seu comentário como lição e daqui pra fente procurarei pesquisar um pouco mais antes de postar.

    Sds.

    ReplyDelete
  3. Olá Victor,

    Assunto controverso mesmo!

    Segue um link abaixo:

    http://www.vinography.com/archives/2005/03/mondovino_the_other_wine_movie.html

    Um abraço
    Ulf

    ReplyDelete
  4. Ulf,

    Mais uma vez obrigado pela visita!!

    Realmente o assunto é controverso, mas essa é a intenção não é mesmo? Além das polêmicas, é discutir sadiamente com as pessoas as idéias apresentadas certo?

    Obrigado pelo link e continue acompanhando.

    Abraços!

    ReplyDelete
  5. Olá Victor,

    Achei interessante tua análise do filme, e concordo com ela. Não acho que fostes incoerente na opinião, nem que falaste bobagem acerca de Rolland, sei do poder de Rolland, da influência dele e que faz realmente bons vinhos. Tenho uma opinião bem mais intrigante a respeito disto, prezo pelo terroir, pelo humano do vinho e menos pela globalização dele, pelo vinho igual no mundo todo, sem defeitos, mas apenas isto, o mesmo vinho independente de onde vem. Vejo a ciência como uma aliada, mas ainda prezo a arte de fazer vinhos. No meu blog há artigos que tratam desse assunto, industrialização x terroir

    ReplyDelete
  6. Leandro,

    Obrigado pela visita!

    Eu também tenho algumas opiniões sobre isto, e ainda acho que a busca pela particularidade e pelo terroir recompensa muito, pois existe muito estudo, contato com a terra e afins.

    Pode ter certeza que além disso, ganhaste mais um leitor do seu blog.

    Continue conosco!

    Abraços,

    ReplyDelete