Monday, August 1, 2011

Cuvée des Templiers 2007

Mais uma bela incursão pela França, mais especificamente pelo sul do Vale do Rhône, na apelação de origem Vacqueyras. E olha que eu estou gostando de minhas últimas escolhas de vinhos franceses, e do velho mundo em geral. Simplesmente fantásticos.

Segundo o produtor, os vinhedos que produzem as uvas deste vinho (50% Grenache e 50% Syrah) se encontram em colinas arenosas na comuna (além é claro da presença de muito limestone), e devido a sua exposição faz com que o sol das manhãs aqueça as uvas, criando um ambiente muito interessante para maturação e preservação da acidez natural das uvas. Outra informação interessante que o produtor nos deixa em seu website é que são utilizadas vinhas com 50 ou mais anos de idade além de rendimentos na casa dos 30 hl por hectare, o que nos passa a idéia da preocupação que o produtor realmente busca uma maior qualidade em seus vinhos. Estima-se ainda que o vinho tenha uma passagem não superior a seis meses por barricas de carvalho. Sem maiores delongas vamos as impresões sobre o vinho.

Na taça apresentou uma cor violácea não totalmente fechada mas com um ligeiro halo aquoso. Lágrimas abundantes, finas, um pouco lentas e coloridas completavam o conjunto visual. Um detalhe interessante aqui não é do vinho propriamente, mas sim de seu belo rótulo que trás a imagem de um cavaleiro templário em preto e branco muito bem desenhado e elegante.


Ao nariz o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas e negras maduras, figo e algo de especiaria, lembrando pimenta do reino e pimenta branca. Era possível ainda sentir algo de couro ao fundo. Tudo muito elegante, nada explosivo.

Na boca o vinho era opulento, corpo médio para encorpado, taninos finos mas presentes e devidamente fundidos com os outros elementos do vinho. Acidez muito agradáel deixando um grande frescor. Em boca confirmou o frutado e especiado lembrando algo de tostado também. Final de médio para longo com lembrança mineral, aquele "salgadinho" sabe?!

Um grande vinho, muita elegância, e entra com certeza para o hall dos bons custo benefício franceses. Este é trazido pela Smart Buy Wines e realmente me impressionou.

Até o próximo.

No comments:

Post a Comment