Sunday, August 21, 2011

Portas de Lisboa 2008

Mais uma final de semana com frio e chuva em sampa, e eu impossibilitado de sair de casa, resolvi aproveitar para experimentar este vinho que eu já tinha ouvido certo burburinho. Ele participou daquela campanha/concurso de comida de buteco, em mais uma estratégia de sua importadora, a abflug, em democratizar o consumo de vinho.

Aliás, em um outro post relacionado a importadora esqueci até de comentar que cheguei a conhecer, de maneira um pouco rápida é verdade, um dos sócios da importadora, o Marcelo Toledo, e pelo pouco que conversei com ele senti que ele tem muita sinceridade e vontade de fazer a coisa acontecer, ao menos no discursso. Desejo realmente que tenham sucesso na empreitada.

Falando um pouco sobre o vinho em si, trata-se de um vinho regional de Lisboa, produzido pela Casa Santos Lima e tem em sua composição as uvas Castelão (mais conhecida aqui como periquita), Touriga Nacional e Syrah. Passa por envelhecimento em carvalho, porém não encontrei detalhes sobre quanto tempo, porcentagem do vinho que passa por carvalho e coisas do gênero. Vamos as impressões.

Na taça apresentou uma bonita cor violácea com ligerio halo aquoso, lágrimas finas e levemente coloridas, rápidas e em grande quantidade.
 

No nariz abriu com muita fruta vermelha madura, aquela sensação de doçura quase, com algo de especiarias e fundo levemente floral. Depois de um tempo mostrou ainda algo de baunilha. Mais complexo até do que eu poderia esperar.

Em boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez, taninos finos mas presentes e álcool bem integrado. Confirmou fruta e especiarias em boca e tinha ainda um final de média duração lembrando ainda caramelo e/ou bala toffee. Bem interessante.

Enfim, mais uma bela tentativa para se democratizar o consumo de vinho no país sendo que este vinho custou algo em torno de R$ 25,00, salvo engano, na rede Sam´s Club e valeu o investimento.

Atá o próximo.

4 comments:

  1. Obrigada pela indicação ! Tinha visto na loja, mas fiquei na dúvida !

    ReplyDelete
  2. Laura, eu que agradeço a visita. Continue acompanhando o blog e dando também suas sugestões.

    Sds.

    Victor

    ReplyDelete
  3. Carlos Augusto NisselNovember 14, 2012 at 6:18 PM

    Experimentamos o Portas de Lisboa safra 2010, concordamos com o Victor com relação ao paladar, e vale cada centavo, otimo investimento! Abs, Carlos Augusto e Maria Regina

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carlos e Regina,

      Muito obrigado pela visita! Fico feliz que concordaram com meus comentários, o vinho realmente é um excelente custo benefíco!

      Abraços e continuem conosco!

      Delete